sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Para além do problema] Funcionários e usuários do transporte público sugerem soluções

A semana começou com a tarifa de ônibus R$ 0,25 mais cara. Após pedido da Prefeitura, a Justiça derrubou a liminar que permitia o aumento e, desde ontem, o fortalezense voltou a pagar R$ 2,00 pelo transporte público.


Com a queda da liminar, o fortalezense voltou a pagar R$ 2,00 
pela passagem inteira e R$ 1,00 pela meia | Foto: Bele Câmara
“A passagem aumenta, mas a qualidade não” é o discurso usado por alguns dos usuários ao reclamar do aumento. A alteração no preço trouxe à tona, esta semana, a discussão sobre a qualidade do transporte urbano. Lotação, atraso, insegurança: são muitas os problemas, mas onde está a solução?

Para o trocador Márcio Gomes, uma solução seria ter paradas de ônibus mais distantes uma das outras. Ele cita o exemplo da cidade do Rio de Janeiro, onde os pontos de ônibus não são tão próximos. Para ele, isso é uma vantagem em relação ao que ocorre em Fortaleza. “Aqui, se você tiver que parar a cada 20 metros, a situação do transporte público vai piorar ainda mais por causa do horário”.


Lotação, atraso e insegurança são os principais problemas
enfrentados pelos usuários | Foto: Bele Câmara
Em Fortaleza, o programa Integração Temporal é um meio de facilitar a mobilidade dos usuários de transporte público na cidade. O sistema tem o objetivo de interligar linhas de ônibus da Capital sem a necessidade do passageiro passar pelos terminais rodoviários, evitando o pagamento de duas passagens.
De acordo com Andréa Maria, operadora de telemarketing, o programa facilita o deslocamento diário, mas possui a desvantagem de funcionar em apenas um sentido. Para ela, o bilhete único proposto pelo novo prefeito de Forteza, Roberto Cláudio (PSB), deve solucionar a questão, pois se aplica em qualquer sentido. “Ele (o prefeito Roberto Cláudio) disse que ia fazer um bilhete único, vamos ver o que vai acontecer”.


Para o trocador Márcio Gomes, as passagens deveriam
ser mais distantes umas das outras | Foto: Paulo Renato
Serviço Rápido de Ônibus

Para o motorista de ônibus Marcelo Amaral, uma das soluções é a implatação do Serviço Rápido de Ônibus ou BRS (Bus Rapid Service) em vários pontos da cidade. “Foi muito bom o que fizeram na Bezerra de Menezes, com a divisão das paradas do BRS e a faixa azul para os ônibus”.

Com a implantação do BRS, os ônibus passaram a ter faixa exclusiva identificada por linha azul no asfalto. Além disso, o serviço rápido de ônibus implanta a divisão seletiva das paradas de ônibus. Os transportes são divididos em BRS-FOR 1, BRS-FOR 2, BRS-FOR 3 e só podem parar em pontos específicos.

Segundo o professor de arquitetura Renato Pequeno, a situação da mobilidade urbana é agravada pelo crescimento desordenado da região metropolitana.  Para ele, a solução do problema é que Fortaleza se torne uma cidade mais organizada. 




Bárbara Danthéias
Isabele Câmara
Paulo Renato Abreu

Nenhum comentário: