sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A fotografia documental de Marcos López

Por Paulo Sena e Jéssica Welma

Marcos López - Foto: Paulo Sena
Pintura ou fotografia? A arte de Marcos López vai além, mistura os dois e cria um retrato documental latino americano. “Minha intenção é ser um cronista da América Latina”, diz o fotógrafo.

Nascido em 1958, na Argentina, Marcos começou a fotografar aos 20 anos. Estudou cinema em Cuba, fato que se influenciou bastante suas obras, cheias de uma estética cinematográfica e povoada por elementos da América Latina. Che Guevara, Hugo Chávez e Evo Morales dividem espaço com ícones da cultuara norte-americana e obras de Andy Warhol. “A arte latino-americana é uma cópia mal acabada do primeiro mundo”, critica. Ao mesmo tempo sua obra representa a história de um continente com seus personagens e sua cultura.

Confira entrevista com o fotógrafo Marcos López:


O fotógrafo viveu a transição da fotografia analógica para a fotografia digital. A obra de Marcos passeia pela pintura e pela fotografia, com claras referências às propagandas comerciais e aos ícones do capitalismo. O trabalho de pós-produção da imagem é o segredo de suas “pinturas fotográficas”.

Após fazer a digitalização dos negativos, o próprio Marcos faz a coloração minuciosa da imagem, em busca da cor ideal. “Arte e fotografia é um conflito cada vez mais difícil de resolver. Quanto menos intencionalidade artística, mais artística é a foto”, ressalta.

Mural Suite Bolivariana
Ao falar sobre suas composições, Marcos mostra-se bem humorado e revela ser um adepto das novas tecnologias. López mostra seu tablet e brinca: “prefiro colocar uma fotografia em minha página no Facebook que em uma exposição de museu”.

Marcos López foi uma das atrações do IV Festival UFC de Cultura. Para quem não teve a oportunidade de conferir a exposição de fotografias do argentino, ela segue até novembro no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará .



Para conhecer melhor a obra de Marcos López, visite o site: http://www.marcoslopez.com/

Nenhum comentário: