sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

De seminarista a dono de cine pornô


Entregar-se ao desejo de delimitar o próprio destino e ir de encontro ao politicamente correto podem ser atitudes arriscadas e recompensadoras. Quando a vida parece ter sido marcada por caminhos aparentemente desconexos, a ousadia para sair de uma zona de conforto – ou desconforto – e buscar novos desafios é ainda maior. Foi com esta coragem que Rinaldo Araújo abandonou o seminário e a suposta vocação para o sacerdócio para casar-se e futuramente investir no mercado de exibição de filmes eróticos em Fortaleza.  

O homem de 42 anos que hoje é dono de um cine pornô no centro da cidade possuía um bar na Rua Assunção, polo dos cinemas ditos “imorais” pelos mais conservadores. As conversas com alguns freqüentadores dos cines, que também eram clientes assíduos do bar de Rinaldo, somaram-se ao olhar arguto do futuro empresário que nascia em meio às madrugadas de farras inconfessáveis em uma Fortaleza pouco conhecida após os últimos raios de sol. 

O Cine Eclipse surgiu na vida de Rinaldo em um contexto de mudanças. O fim do casamento de 17 anos que lhe rendeu três filhos foi, talvez, o alerta para as novas oportunidades que se descortinavam à frente de quem estava disposto a dar de cara com os riscos proporcionados pelo novo. Há sete anos nascia o Cine Eclipse, empreendimento que não estava disposto a ser apenas mais um cinema pornô em Fortaleza. Rinaldo queria novidades.

DVDs, bebidas e imagens santas dividem espaço na bilheteria
do Cine Eclipse. (Foto: Diego Sombra)
Atento às exigências de um público conhecedor da infraestrutura dos cines existentes na cidade, Rinaldo resolveu apostar em modificações básicas, mas que eram deficientes em outros cinemas. Hoje ele se orgulha da fama do Eclipse, que conta com boa higienização e segurança reforçada pelas câmeras que captam entradas fortuitas das nove horas da manhã às nove da noite – horário de funcionamento do cinema. 

Do bar que possuía, Rinaldo herdou a clientela afeita a um espaço que reunia, sem restrições, perfis diversos, distantes da rotulação convencional de alguns lugares da cidade. No Eclipse, a pluralidade de gostos e estilos sempre foi uma constante. Por conviver bem com toda essa diversidade, Rinaldo conseguiu, além de números clientes, amizades que vão além das conversas trocadas durante o pagamento da entrada. 

O valor que se desembolsa para entrar no cine Eclipse é bastante acessível. Com apenas três reais, Rinaldo proporciona aos clientes uma infinidade de filmes eróticos, destinados aos mais variados gostos. No começo, ele até conseguia estimar há quantidade de filmes. Hoje, quando perguntado sobre o número de DVDs que tem, ele não consegue precisar – são centenas

A religiosidade também é marcante no cine de Rinaldo
( Foto: Diego Sombra)
Da vida religiosa evidente na juventude, Rinaldo ainda guarda alguns hábitos. Na sala onde fica a bilheteira do cine, há um altar especial para os santos que estão logo acima dos inúmeros DVDs na estante. No lugar onde se mistura o profano com o sagrado, resguarda-se, todos os anos, a sexta-feira da paixão. Nada de exibição de filmes eróticos neste dia. 

O homem que um dia teve vergonha de entrar num cine pornô orgulha-se, hoje, de fazer parte desse mercado que está em ascensão na capital cearense. Só no Centro, são mais de vinte cinemas, garante Rinaldo. Ao Eclipse, por exemplo, dirige-se uma média de 90 pessoas todos os dias. E quando o assunto é concorrência, ele é categórico: “o sol nasceu pra todos”.


Por Diego  Sombra

Nenhum comentário: