quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jornalistas multifuncionais: a nova realidade da profissão


Novas plataformas midiáticas | Foto: Thinayna Máximo
                   Jornal impresso em versões digitais, com sons que simulam o real ao passar as páginas. Acessá-lo através do seu celular em qualquer lugar que você esteja. Fotografia, texto, sons e vídeo em uma mesma matéria. Opção de compartilhá-la com seus amigos nas redes sociais. Esse é o jornalismo do século XXI.

            O jornalismo se renova ao entrar em contato com as possibilidades de transmissão de informação oferecidas pelas novas tecnologias. Com o jornalismo online, o fluxo de informação é maior e lida com uma velocidade de publicação que segue a regra do instante. Com os dispositivos móveis é possível publicar conteúdo na rede de que qualquer lugar.

            Para a aluna do quarto semestre de Jornalismo da UFC, Amanda Matos, na realidade da convergência midiática o estudante deve procurar “saber de tudo um pouco, as pessoas vão se adaptando ao que surge. São tantos recursos disponíveis que não utilizá-los seria uma pena”, complementa.

            A convergência midiática facilita o acesso do usuário à informação. Os portais de notícias permitem que o leitor opine e contribua com as matérias. Basta um click, e ele terá todas as informações nas mais diversas plataformas em uma só tela. Com o bônus de links que o levam a notícias relacionadas ou publicadas anteriormente.

            Para acompanhar as mudanças tecnológicas, o perfil do jornalista muda e se adapta às novidades. Surge o jornalista multimidiático, que incorpora multifunções e mantem-se em constante aprendizado. Eliomar de Lima é jornalista do O Povo e é exemplo desse novo profissional. Além de escrever para o jornal impresso, Eliomar atua no rádio e possui um blog, atualizado diariamente.

            Para Eliomar, “o fundamental – para atuar na área - é ter disposição para trabalhar, porque exige muito e você tem que ser multimídia. Você tem que ter a humildade de querer aprender. Você tem que tentar entrevistar, ouvir, captar noticia filmar seu vídeo. O aprendizado é fundamental para fazer jornalismo na internet”.

            No webjornalismo, o trabalho do jornalista aumenta, mas o número de profissionais nas redações, muitas vezes, não segue a mesma proporção. Emílio Moreno, editor de mídias sociais do Sistema Jangadeiro, comenta que “essa coisa de equipe, até o New York Times deve ter problema.  Deve não ter a equipe ideal que eles imaginam para fazer uma cobertura usando essas novas ferramentas”. Os profissionais vão se moldando com a nova realidade, acredita Emilio. “Porque é uma realidade e não tem como fugir.” declara.

Nila Gouveia e Thinayna Máximo


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