Apesar de o tema do Festival ser voltado à diversidade latino americana, a Feira de Gastronomia deixa a desejar quanto a variedade dos alimento
Por Aline Conde, Jéssica Colaço e Yohanna Pinheiro
Faltam elementos latino-americanos na Feira de Gastronomia do IV Festival de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acontece desde segunda-feira (17). O festival traz como tema os “Caminos de Nuestra América”, mas o que se vê nas barracas são comidas típicas da culinária nordestina, como escondidinho de carne do sol, vatapá e acarajé.
No corredor lateral da Reitoria, no campus do Benfica, mesas enfileiradas mostravam peças de artesanato e comida regional, mas não ofereciam ao público a culinária latino-americana. “Eu estava esperando que tivesse comidas exóticas”, lamentou Vanessa Madeira, 21, aluna de Comunicação Social da UFC.
Segundo Paulo Henrique Machado, coordenador do curso de Gastronomia da UFC, a ideia de trazer comidas estrangeiras para o campus do Benfica foi cogitada, mas um problema de logística impediu que o plano fosse executado. “Não tinha pessoas para montar as barracas, por isso não deu certo no Benfica”, justificou.
No campus do Pici, onde a feira acontece a partir de hoje (19), também não haverá comidas exóticas. Dessa vez, por causa do preço dos alimentos. “A comida estava num valor muito alto que não era acessível aos estudantes, e as pessoas que iam fazer essas comidas não concordaram em deixar esse valor mais baixo”, afirmou o coordenador.
Mas ainda há uma chance para quem quiser experimentar o tempero de outras culturas. De acordo com Paulo Henrique Machado, no campus haverá uma tenda, o Caldeirão Cultural, onde chefs farão demonstrações de pratos da América Latina para que as pessoas possam degustar.
A feira acontece até sexta-feira (21), das 9h às 19h, no campus do Pici. O Festival oferece ainda, entre outros programas, oficinas e palestras sobre a gastronomia latina. Confira a programação aqui.
2 comentários:
Parabéns, meninas, inaugurando nosso blog e com coisa boa: comidinhas!!! As fotos estão de dar água na boca tb.
Obrigada, Naiana!
Também concordo que comida é coisa boa! hehe ;D
Postar um comentário