terça-feira, 15 de maio de 2012

Ívila Bessa fala de web TV e novas possibilidades de informação na internet

A jornalista mostra o diferencial da nova forma de fazer jornalismo baseado em sua experiência na recente TV DN

por Murilo Viana e Rachel Gomes


A TV para internet é algo inovador e com linguagem própria, apesar ainda se prender à sua forma convencional. Foi isso que a editora-chefe de conteúdos digitais do Sistema Verdes Mares , Ívila Bessa, mostrou para os alunos de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) em palestra na tarde desta sexta feira (11). A jornalista vivencia a recente experiência com web TV na TV DN, criada em 19 de dezembro de 2011.
                 
Segundo Ívila, a Web TV foge do modelo tradicional desse suporte, que tem a interatividade limitada ao uso do controle remoto e que, para ela, é baseada  na quantidade de vezes em que o conteúdo é visto, não assimilado. O modelo de TV para internet, de acordo com a jornalista, tem como objetivo facilitar a busca do conteúdo ao máximo para o usuário. “A notícia não basta ser vista. Agora precisa ser encontrada”, ressalta.
           
 A editora de conteúdos digitais também  destaca que a produção para TV online envolve uma disputa comercial acirrada pelo tempo e atenção do internauta.  Ívila também afirma que esse suporte jornalístico também se relaciona com o grau de engajamento do usuário, o que depende de “fazer com que as pessoas compartilhem positivamente ou negativamente o conteúdo que você publicou”.
              
 A TV na web também se baseia em conquistar o gosto de quem assiste o vídeo e, assim, em ter o maior número de “curtidas” no Facebook, por exemplo. Todo esse caráter interativo faz com que, segundo a jornalista, o público se torne também o produtor do conteúdo de alguma forma. Além disso, a enorme pluralidade de veículos que veiculam uma determinada informação “obriga que nós briguemos mais por competitividade, qualidade e, o que eu acho mais massa, jornalismo investigativo”.
               
Ívila ainda ressalta que, na web, há uma intensa segmentação do conteúdo, de modo que se busca cada vez mais atender a gostos específicos, o que vai de encontro ao caráter massificado da TV tradicional que privilegia um público mais abrangente. A jornalista ainda dá dica para quem quer seguir a atual tendência da web: “Uma boa experiência de blog ainda na faculdade ajuda a direcionar a especialização de cada um”.
               
                 
                 

Nenhum comentário: