Por Analu Moraes, Beatriz Cavalcante e Renan Campêlo
Nacionalmente, o projeto tem convenio com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das universidades federais brasileiras, que tenham concluído no mínimo um ano do curso de origem. O aluno tem direito a permanecer um ano na instituição superior escolhida.
Maria Elias aborda as diversas formas de mobilidade acadêmica
Foto: Renan C.
|
A estudante de psicologia, Valéria Pablo, é um exemplo de mobilidade internacional. A equatoriana de 22 anos participa do PEC-G desde janeiro de 2012. Valéria afirmou que se apaixonou pela língua portuguesa e decidiu estudar no Brasil. “Inicialmente, minha ideia era morar em Natal (RN), mas não havia vaga. Então, acabei sendo selecionada aqui na UFC”, disse.
Malam Djau disse ter sentido dificuldades por causa do sotaque cearense
Foto: Beatriz C.
|
Malam Djau (25) é africano e estudante do último semestre de Licenciatura em Ciências Sociais da UFC. Ele está concluindo o curso através do PEC-G, mas pretende continuar no Brasil para cursar o Bacharelado em Ciências Sociais. Atualmente, Malam recebe uma bolsa mensal de R$ 545 do Governo Federal, fornecida a alunos com bom desempenho acadêmico, a Bolsa de Mérito.
Os programas “Ciências sem Fronteira”, "Brafitec", "Capes/Fipse", "Unibral", "Top China", "Ibero Americana", "Bramex", dentre outros, são outras formas de se conseguir o intercâmbio. A UFC oferece uma bolsa de auxílio aos alunos que participam desses projetos, mas também apoia os estudantes que queiram ir para universidades de outros paises por conta própria.
Serviço
Os alunos da UFC interessados em participar do programa de mobilidade acadêmica internacional devem acessar o site www.cai.ufc.br e procurar pelos editais disponíveis. Aos que desejam ter experiência em outras universidades federias do País, indica-se procurar a Coordenação do Curso de interesse e ficar atento ao calendário universitário.
Valéria Pablo foi bem recebida ao chegar ao Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário