Por Leonardo Bezerra
O IV Festival UFC de Cultura encerrou suas atividades ontem (21) e, durante a semana, reuniu na programação noturna bandas de diversos estilos musicais. Entre os nomes de artistas nacionais e internacionais que se apresentaram, grupos cearenses também tiveram destaque nos palcos do festival.
A seleção dos grupos locais aconteceu nos dias 06 e 07 de outubro através da Mostra de Bandas Universitárias. Foram dois dias de apresentações de rock, MPB, música regional e brega de 16 grupos na Concha Acústica da UFC e no Bosque Moreira Campos.
Cada grupo tocou três músicas que foram submetidas ao voto de um júri especializado e também do público. No final, foram selecionadas sete bandas, mas somente as três mais votadas abriram os shows das atrações principais do evento no Campus do Pici.
Bandas
A banda Selvagens à Procura de Lei foi a primeira a subir no palco na quarta-feira (19), fazendo um rock com influência indie e animando o público que começava a chegar para o festival. O grupo formado por Gabriel Aragão, Rafael Martins, Caio Rafael e Nicholas Magalhães atualmente participa da programação da MTV com o clipe Amigos Libertinos, gravado no CA de Arquitetura da UFC.
Crédito: Yargo Gurjão
No dia seguinte (20), foi a vez banda Comparsas da Vivenda se apresentar no festival. O grupo fez o seu primeiro show na edição de 2010 do Festival UFC de Cultura. “A gente se apresentou no ano passado e ficou um flagrante da nossa evolução. É como se a gente estivesse fechando um ciclo.”, afirma o baterista Allan Diniz.
A banda se classifica como um coletivo, devido ao trabalho em conjunto desde a composição ao resultado final das músicas. “São oito cabeças e diversas influências acabam entrando no bolo. Eu acho que uma das perguntas mais difíceis que podem fazer pra gente é perguntar o que tocamos. É xote, é blues, é maracatu, é rock. Talvez se fosse pra falar uma resposta eu diria que é jazz. Tudo hoje em dia é jazz (risos)”, diz a vocalista Lorena Nunes.
Crédito: Yargo Gurjão
Na sexta-feira (21), o grupo Galáctico Papa subiu ao palco para fazer uma apresentação divertida e repleta de piadas. A banda foi a primeira colocada na seleção da Mostra de Bandas Universitária, obtendo nota máxima em todos os quesitos e sendo a mais votada na escolha do público.
A banda aposta na mistura de estilos musicais para compor o reportório dos seus shows. “Somos uma banda de rock, porque rock and roll é atitude, mas você vê no nosso show funk, forró, reggae. Nossa banda é exatamente a mistura de tudo isso. É um traço da nossa personalidade não ser uma coisa só”, afirma o baixista Space Mahoney.
O grupo também investe na mistura de trabalhos de diversos artistas, como Led Zeppelin, Mutantes e Bob Dylan, para dialogar com as próprias composições. “Tentamos fazer um som que passe o maior número de emoções por música e não deixamos de compor uma canção só por que não é compartilhada por um estilo”, afirma o tecladista Eros Augustus.
Os Galácticos tocaram no palco do festival a música “Pici/Unifor”, hit da banda em homenagem a linha de ônibus com o mesmo nome. A música surgiu de um riff de guitarra feito pelo guitarrista e vocalista Fernando Galáctico, que escutando reclamações dos amigos sobre a linha de ônibus resolveu escrever a composição. “Essa música foi um sucesso desde a minha calourada na universidade”, diz o guitarrista. “É uma coisa que não engloba só os universitários, mas todo mundo que pega esses ônibus esculhambados de Fortaleza”.
Voltando de uma pausa de um mês cujo período passaram no Rio de Janeiro para assistirem o Rock in Rio, o grupo planeja no final do ano gravar e lançar um clipe da música “Pici/Unifor” usando o público universitário como figurantes. “A gente vai fazer um rock and roll dentro do Pici/Unifor”, promete rindo o baixista Space Mahoney.
Crédito: Yargo Gurjão
Nenhum comentário:
Postar um comentário