sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estudantes enfrentam desafios da vida universitária

Por Fernanda Valéria, Jully Lourenço e Larissa Sousa

Por causa do tempo limitado, eles aproveitam qualquer oportunidade
para já adiantar os estudos na própria Universidade. (Foto: Jully Lourenço)

Vida de universitário não é fácil. Acordar cedo, passar o dia na faculdade e participar de programas extracurriculares são práticas comuns que demandam tempo da rotina do estudante, independente do semestre ou do curso. Além dessas atividades, alguns alunos ainda têm que conciliar os estudos com o estágio.

É o caso de Juliana Torres do curso de Psicologia. Ela conta que por estar no décimo semestre, divide seu tempo entre aulas, estágio e monografia. Milene Peixoto, estudante de Letras-Espanhol do nono semestre, também tem uma vida bastante agitada. Fora a graduação, ela tem uma bolsa e integra um grupo de estudo. “Eu tenho disciplinas pela manhã e reuniões à noite do grupo, então aproveito e passo o dia aqui”, relata.

Com tanta coisa para estudar é complicado até adequar os horários de todos os afazeres. Camila Beatriz, ex-estudante de Engenharia de Pesca, confessa que um dos motivos para o trancamento de seu curso foi justamente a rotina exaustiva que a jovem levava. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, há alunos que garantem que o esforço vale a pena quando o objetivo é se tornar um profissional. “Você olhar tudo o que você passou, a correria toda, e agora está se formando é o ganho de ser psicóloga, no meu caso”, argumenta Juliana.

Mas não é só a falta de tempo que os alunos têm que superar. Para o estudante de Computação Caio Mássimo, o Restaurante Universitário (RU) não oferece um cardápio equilibrado para quem precisa sair de casa cedo e seguir o dia estudando. “Acho que falta mais carboidrato para poder dar mais energia, porque você tem que sair de casa e tomar um café rápido”, diz.

Sem esquecer de que também é necessário levar dinheiro para gastos extras. Segundo Milene Peixoto, gasta-se aproximadamente uma quantia diária de seis reais, que é elevada apesar da bolsa que recebe e do baixo custo da refeição no RU.

"Kit faculdade"
Para passar o dia na Universidade, os estudantes precisam equipar-se com material de higiene pessoal e outros itens tão importantes quanto, como garrafa com água e roupa a mais, porquê não? É o que mostra o aluno de Letras-Alemão, Aaron Goerch:

Nenhum comentário: