sábado, 22 de outubro de 2011

Perfume para argamassa: natureza, arquitetura, corpo e projeções

Por Marília di Albuquerque e Vandecy Dourado



















Depois de passar por Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Belém, Perfume para argamassa chega a Fortaleza arrancando suspiros e olhares perdidos no estacionamento do Centro de Humanidades 1, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O espetáculo performático dos bailarinos Kleber Damaso, professor da Universidade Federal de Goiás (UFGO), e Viviane Domingues (GO) começou após a palestra com o dançarino francês Loïc Touzé. A plateia se aglutinou e olhou admirada para a apresentação dos bailarinos.

Ao som de músicas que variavam entre samba, MPB e até reggae, Kleber e Viviane se soltavam com desenvoltura. Numa dança que foge às nomenclaturas: não é clássico, não é contemporâneo, não é jazz, nem qualquer outra dança que a memória reconheceria. Para usar o termo do próprio Kleber, os passos lembrariam mais uma “dança ambiental”.

A performance antes da dança

Perfume para argamassa se afasta das técnicas tradicionais do movimento. É uma experimentação que encontra novas formas de mover o corpo, leva o corpo para outro tipo de fala. O espetáculo brinca com as deformidades corporais e ambientais de maneira poética. É o encontro de um lugar onírico. O corpo desenha no espaço não apenas pelos movimentos livres, mas pelo uso das projeções.

As projeções são um espetáculo à parte. A visualidade impressiona. Desenhos geométricos, luzes, inserções de textos e flores. Flores físicas e virtuais que embelezam ainda mais a intervenção artística. A contemplação mostra corpo e imagem interagindo e transformando as superfícies arquitetônicas. Perfume para argamassa busca aproximar a natureza, a arquitetura e o corpo humano numa alusão a uma atividade que envolve os três elementos: a jardinagem.

A performance desloca matérias botânicas praticadas em jardins para o ambiente urbano, através da dança e da arte tecnológica. É quase uma epifania, um lugar de realização.



Ficha técnica

Intervenção e imagens: Kleber Damaso e Viviane Domingues
Produção e projeções: Guilherme Wohlgemuth
Designer de som: Raoni Gondim
Produtora: Denise Parra
Design: Ólux

Nenhum comentário: