sábado, 22 de outubro de 2011

Para Artur Menezes, Ceará é o melhor estado brasileiro para fazer Blues

Por Alan Barros

O músico cearense, Artur Menezes, já mora em São Paulo desde 2009, mas ainda considera o Ceará como o Estado brasileiro mais organizado quando o assunto é Blues.


O som marcante da guitarra de Artur foi uma das atrações que encerraram o Festival de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) na noite da última sexta-feira (21).

Artur Menezes contou que a motivação para sair de Fortaleza foi a necessidade de expandir a divulgação de seu trabalho. “Eu já tinha tocado em todos os espaços que existiam aqui e muita gente já me conhecia. Chega um ponto que não passa daqui. Seria bacana ficar, pois aqui é meu lugar, mas eu precisava expandir e ir para outros palcos”, explica.

Além da tentativa de ampliação do alcance de sua música, Artur afirmou que foi para São Paulo também com a intenção de estudar. O artista cearense disse que tem estudado bastante o Jazz para aumentar a capacidade de improviso nas composições que escreve para o Blues.

Há mais de dez anos na estrada, Artur Menezes revelou que viver do Blues era bem mais complicado na época em que iniciou a carreira. Mas hoje ele vê o Ceará como o melhor Estado para viver deste estilo musical. “Há hoje muitos espaços para a divulgação do Blues. Poderia ter mais, mas quando se compara com o restante do Brasil, vemos que o Estado está muito bem”, afirma.

Mais do que Blues

O músico confessou que sempre fica incomodado com quem o rotula apenas como artista que toca Blues. Artur considera injusta esta classificação, pois ele incorpora em seu repertório elementos proveniente dos mais variados ritmos musicais. O guitarrista afirmou que tenta fazer um estilo diferente, misturando Blues com Soul, Jazz, Michael Jackson e até mesmo com as músicas do pernambucano Luiz Gonzaga.

>Confira vídeo de Artur Menezes cantando Early to Marry com toques do baião de Luiz Gonzaga






Composições em português

Artur Menezes revelou a dificuldade de compor em língua portuguesa mesmo com esse longo tempo de carreira. Ele explica que as letras do Blues são muito curtas e é bastante complicado adequar este estilo norte-americano ao português. “Se a gente for compor na íntegra um Blues com a letra em português, seguindo o modo como eles compõem, vai ficar piegas”, completa.

Influência familiar

A convivência familiar foi fundamental para Artur investir na música. A mãe do guitarrista é cantora de MPB, Lúcia Menezes. O artista disse que o maior aprendizado que recebeu de sua mãe foi a capacidade de presença de palco. O músico contou que sua mãe foi importante para ele aprender a se comportar no palco, mas a influência do gosto musical veio de seu irmão mais velho.

“Escuto Rock desde os 3 anos de idade, quando meu irmão comprou um disco da banda australiana AC/DC”, afirma empolgado. Apesar de a música ter sempre marcado a vida da família de Artur, ele confessou que nem sempre recebeu apoio. O pai do guitarrista no início de carreira enxergava a música apenas como um hobby do filho.

Antes de Artur cursar a faculdade de música na Universidade Estadual do Ceará (UECE), ele estudou Direito e Administração, devido à pressão paterna. Com os shows, porém, o pai do músico passou a ver que a coisa era mais séria e começou a apoiar bastante a carreira do guitarrista. “Ele guarda até hoje todas as reportagens que saem sobre mim”, finaliza.


Novos projetos

Artur Menezes também adiantou o que ele tem preparado para 2012. O músico e outros fundadores da Casa do Blues levarão, durante 10 meses, o som do Blues para espaços públicos. As primeiras apresentações já estão marcadas para acontecerem no Cuca da Barra, Dragão do Mar e na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica.

Além da volta do Projeto Casa do Blues já em novembro de 2011. Para 2012, Artur planeja o lançamento de um novo disco em parceria com o gaitista Jefferson Gonçalves. O cearense também quer realizar mais turnês internacionais. Os elementos latinos apresentados no Festival de Cultura serão levados para shows na Argentina e no Chile, segundo o guitarrista.

Convidado de última hora para o Festival, Artur Menezes remarcou um show em São Paulo para não perder a chance de se apresentar no evento em Fortaleza.


2 comentários:

Danilo Castro disse...

Foi um dos melhores shows.

Juscelino disse...

Ótimo texto, Alan. Ótimo entrevistado. ;]