sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oficina de Rádio e Música na XX SeCom

Por Amanda Alboino e Danielle Melo


Para quem acha que o rádio é um meio utrapassado, especialmente agora com o modernização das tecnologias, está enganado. O rádio está se reinventando para se adaptar às novas mídias. Pelo menos é isso que acredita Marco Leonel Fukuda, músico e aluno do 4o semestre de Jornalismo que ministra a oficina de Rádio e Música na XX Semana de Comunicação UFC.


De acordo com o estudante, a nossa cultura jornalística mantém uma relação com música, já que a Televisão, por exemplo, surgiu baseada na estrutura do rádio. Marco fala que a música pode ampliar o sentido de matérias e reportagens, tanto radiofônicas quanto de outros meios.

"O rádio traz uma convergência plena entre a música e a comunicação"

 
 Foto : Danielle Melo

A oficina de carga horária de 6h/aula foi dividida em dois dias, o primeiro (27) para uma exposição teórica de conceitos do rádio e apresentação de exemplos de matérias de rádio. No segundo dia (28) é prevista a realização de um programa de rádio produzido pelos participantes.

Para esta oficina, houve inscrições de pessoas não só do curso de Jornalismo da UFC, mas de cursos como Letras e Administração e de outras faculdades de Fortaleza. Ignes Leandro Sátiro, estudante de Publicidade da UFC opina: "Eu conhecia algumas pessoas que já tinham participado dessa oficina e eu já sabia que o Fukuda era músico. A gente percebe que ele tem uma relação bastante interessante com a música. A oficina é muito interessante, pois traz um roteiro legal pra gente aprender e não só ver a parte teórica mas a prática também".
 
Foto: Danielle Melo


Nenhum comentário: