Por Aline Caetano e Ingrid Braquehais
Tem crescido cada vez mais uso da Internet como ferramenta para os políticos. A questão foi debatida no Grupo de Discussão (GD) Estratégias de Comunicação Política Online, ministradas por Fernando Wisse, Gabriela Alencar e Camila Mont’Alverne na sexta (28) na XX Semana de Comunicação da UFC.
Da esquerda para a direita: Gabriela Alenca, Camila Mont'Alverne e Fernando Wisse
(Foto: Aline Caetano)
Para os pesquisadores, os políticos devem estar onde a sociedade está. Se a sociedade usa a rede mundial para se comunicar, eles tem que estar inseridos nesse processo. Eles enfatizam que a Internet é apenas uma ferramenta; o que interessa é o uso que se faz dela.
Os políticos têm adotado as ferramentas que a Internet oferece, principalmente as redes sociais e blogs. A campanha presidencial de Barack Obama em 2008 é um dos melhores exemplos de uso eficaz e bem-sucedido da Internet para divulgação de campanha e arrecadação de fundos. Já orgãos como prefeituras e câmaras legislativas no Brasil fornecem serviços de prestação de contas e agenda através de seus portais.
Eleições 2010
Fonte: Twitradar.com |
Outro exemplo de comunicação política online foram as eleições de 2010. No período, os então candidatos Dilma e Serra fizeram uso massivo do Twitter na campanha. Serra aparecia de forma mais pessoal, incitando votos e estimulando discussões e Dilma mais formal, divulgando agenda e comentando fatos mais gerais. O perfil de Dilma não é atualizado desde dezembro de 2010 e o de Serra continua ativo com atualizações diárias.
Problema
Os pesquisadores afirmam que a inclusão digital deve ser estimulada para uma maior eficácia da comunicação política. “A exclusão digital é uma batalha a ser vencida, mas isso não impede que se faça uso dessas ferramentas”, defendeu Fernando Wisse. O importante é que as ferramentas e meios de acesso às novas tecnologias estejam disponíveis para que se faça o melhor uso possível.
Quer discutir esses e outros temas relacionados à Política e à Internet? Seu lugar é aqui:
Grupo Ponte: Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias
Coordenação: Jamil Marques
Bolsista: Camila Mont’Alverne
Reuniões às segundas, às 18hs, em alguma sala do Poleiro, CH2, UFC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário