Equipe de editores fazem plantão para entregar o telejornal no prazo. Foto: Carlitos Pinheiro |
A cobertura audiovisual da Semana de Comunicação consiste na transmissão das mesas ao vivo via twitcam e no telejornal Semana na TV. Fernanda Valéria, estudante do 4º semestre de jornalismo e coordenadora da equipe responsável pelo telejornal, vê no Semana da TV um dos maiores laboratórios de telejornalismo feitos de fora do curso.
Segundo ela, realizar uma cobertura desse tipo traz um aprendizado que vai além do que é visto em sala de aula.“Nas disciplinas de telejornalismo, nós temos o trabalho mais direcionado para a disciplina em si. Já no Semana na TV, estamos fazendo todo o processo de produção do programa, do começo ao fim”, declara.
O programa conta com uma equipe de mais de 20 estudantes, que se dividem entre as funções de editor de imagem, editor de texto, repórter, cinegrafista, apresentador e produtor. Apesar do grande número de pessoas envolvidas, o programa enfrenta dificuldades para ir ao ar no prazo previsto.
A ideia inicial era que fossem produzidos dois jornais por dia. Um seria exibido pela manhã e outro à noite. Devido a problemas técnicos isso não foi possível e só agora estão sendo disponibilizadas no youtube as primeiras edições do jornal. Fernanda acredita que, além de um planejamento prévio, é fundamental que ocorram mais oficinas de formação, para que os estudantes estejam melhor capacitados para dar conta da produção do jornal nas próximas edições da Semana de Comunicação.
Abaixo você pode conferir a 1ª edição do telejornal Semana na TV:
Nenhum comentário:
Postar um comentário